sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Análise - Far Cry 3 !!



A criança deixou de existir, e passou a se tornar uma fera indomável.

Acho que esta é a frase perfeita para descrever Far Cry 3 que será a nossa análise de hoje...


O jogo inicia-se com um grupo de amigos comemorando a licensa de piloto de avião que um deles havia conseguido depois de muitos estudos. Após um "mini-trailer", a câmera se afasta... É aí que o jogo realmente começa. Você está preso, "você" de que eu falo, é Jason. Um irmão que como a frase diz é praticamente uma criança quando o assunto tratado é sangues, mortes e coisas do tipo. Mas, você não está sozinho. Junto de você está o seu irmão, Grant. Os dois acorrentados escutam um cara com um moicano falar sobre como ele é melhor que vocês e blá blá blá. Até que vocês se soltam e você percebe que estará começando, uma das histórias mais épicas que já viu.

Quando digo "História Épica", não quero dizer que é uma história totalmente original ou sem clichês já conhecidos por filmes ou outros jogos. Quero dizer que a forma como se desenrolou e de fato, aconteceu, deu um brilho a mais no jogo, sem dúvida alguma. Os personagens, desde o mocinho carismático e com quem você logo simpatiza, até o vilão psicopata que você só quer arrancar a cabeça, foram muito bem projetados pela Ubisoft e fazem com que o jogo ganhe mais um ponto positivo. Bem, chegando aos finalmentes, podemos resumir a história de Far Cry 3 em uma só palavra... Trabalhada. Pois com certeza, alguém pensou e aliás, muito bem pensado, como não deixar as missões repetitivas, incluindo as que quando você vê, você fala "Ah não... De novo?", pois é, de novo nada! Cada uma delas possuí algo diferente diferente uma das outras. Lembrando que menciono aqui as missões climax da história, não as segundárias que só servem para dar continuidade a ela.

Passamos ao gráfico então... Falar dos gráficos é algo que não se pode passar batido, pois a produtora realmente sabe o quê faz! A arte do jogo é fenomenal, desde as partes subterrâneas até as parte terrestes ou até mesmo, as áereas. Apesar do visual um pouco cartunizado, o quê eles quiseram transmitir com os gráficos, conseguiram sem dúvida nenhuma. Um lugar utópico, que traz a impressão de perfeição e realidade juntas. O gráfico, quando bem utilizado em conjunto com a história, traz a impressão de um local real, vivo, e com dezenas de histórias diferentes esperando para serem descobertas.

Jogabilidade é um dos pontos altos também! Quando precisamos, podemos ser sorrateiros, mas quando quisermos, podemos matar a todos sem nos preocuparmos com as consequências e isto tudo ao alcance de um botão! Falando em botões... Eles foram muito bem utilizados no jogo, cada um com uma ação praticamente distinta da outra, o quê torna mais fácil a assimilação, sem contar que um dos botões mais usados é um dos de mais fácil alcance usado frequentemente para os assassintados silenciosos.

O único ponto fraco que eu acabei percebendo são as quantidades exageradas de upgrades existentes no jogo referentes as mochilas, munições e etc... Não que isto seja ruim, mas no momento que você precisa de um slot a mais para suas armas e só pode ser conseguido com upgrades na sua mochila, se torna algo chato, pois, qual o problema de carregar a pistola em uma mão e a arma secundária na mochila? Isto deveria ser padrão dos jogos, pois em determinados momentos, você se depara com quantidades absurdas de inimigos e não pode fazer nada, pois só tem 60 balas de uma metralhadora.

Podemos então concluir que Far Cry 3 é um jogaço e poderia estar fácil fácil na lista de Game of The Year deste ano caso tivesse sido lançado mais cedo no mesmo. Então, se tiver a possibilidade, jogue-o sem dúvidas alguma e tente passar pelo jogo todo sem dizer uma vezinha sequer "Ah meu deus, não acredito!".

Pontos positivos do jogo:                                                  Pontos negativos do jogo:
Gráficos Espetaculares                                                     Upgrades exagerados
Narrativa envolvente                                                        Número de inimigos exagerados
Personagens carismáticos
Sistema de veículos bem trabalhado
Sistema de Upgrades


Nota final: 9,5

Este jogo DEVE ser jogado por você sem dúvida alguma.

Nenhum comentário: